segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O manejo da ração


Animais de competição, esporte, lazer, passeio, ou que necessitem de uma complementação em suas dietas, seguramente comem a chamada ração, mas conhecida como concentrado. Os concentrados são misturas feitas a partir de matérias primas que são fontes das diversas partículas de alimentos e suplementos alimentares que os cavalos necessitam para desenvolverem atividades de mais esforço ou intensidade. O milho é uma das fontes de energia disponibilizada nos concentrados industrializados, que são hoje os mais comuns do mercado. É necessário comprar a ração para no máximo 30 dias, mas caso a pessoa tenha uma boa condição de armazenamento. Senão, sempre a cada 15 dias. É preciso te cuidado com os silos ou tonéis de armazenamento.


Adestramento do cavalo




O adestramento clássico é uma modalidade olímpica, onde deve efetuar determinados movimentos, que são as figuras e o objetivo é ter a maior pontuação possível. Tanto o cavalo como o cavaleiro devem estar confiantes para efetuar a figura, pois se houver algum erro, a qualidade do movimento fica comprometida e assim prejudicará a pontuação. Para um cavalo chegar ao olímpico requer muito treinamento, saúde e sorte. Geralmente o treinamento de uma cavalo de adestramento começa aos 4 anos de idade e chegando ao seu ponto máximo entre 12 e 16 anos. O trabalho é gradual e exige muita paciência principalmente na construção de confiança entre o cavalo e o cavaleiro, pois comandar um animal de em média 650 quilos não é fácil. 




Equoterapia



A utilização do cavalo como instrumento terapêutico, proporciona um movimento variável, repetitivo, com ritmo e cadência no qual se pode graduar a intensidade e a quantidade de informações sensoriais ao paciente autista ou com deficiência mental. Na Hipoterapia, o apoio físico é dado pelo cavalo através da sua massa corporal e o apoio psicológico pelo terapeuta através do contacto físico, jogo de olhares, linguagem simples e tranqüilizadora. O cavalo assume simbolicamente a função protetora (mãe) que transmite calor, ritmo, balanço, massa corporal e apoio. Primeiro há sempre uma sensação de incapacidade, de receio do cavalo, de medo de cair e, para que as crianças sejam capazes de lidar gradualmente com este desafio, é necessário encorajá-las pacientemente, transmitindo-lhes sentimentos como confiança, persistência, alegria e descontracção. Algumas patologias que beneficiam com a Hipoterapia: Deficiências Auditivas, Visuais e Mentais, Paralisia Cerebral, Epilepsia Autismo Amputados, Alterações de Comportamento, Lesões Medulares, Acidentes Vasculares, Espinha Bífida, Trisso mia 21, Esclerose Múltipla, Síndrome de Down.



Dicas de como andar a cavalo


Os cavalos são verdadeiramente animais fascinantes, sendo inteligentes e dóceis assim como os cães, os quais possuem maior contato com o homem. Assim, são muitas as pessoas que procuram andar a cavalo, no entanto, as iniciantes em tal prática não sabem ao certo como fazer isso, sendo que o mais correto a se fazer é ter sempre ao lado uma pessoa que saiba montar. Pessoas que pretendem  montar apenas nos finais de semana, o cavalo deverá trabalhar durante a semana, pelo menos uma vez, sendo este trabalho um passeio  com o caseiro ou com alguém da família, pois isso serve para o cavalo tenha a consistência mínima de trabalho e também para a condição física mínima para o passeio no final de semana. É preciso aguardar  pelo menos quarenta minutos depois da ração para sair com o cavalo, isto porque o cavalo pode ter uma indigestão se trabalhado com o alimento ainda sendo digerido. Não é indicado dar banhos no cavalo com o corpo quente, é necessário aguardar de 20 a 30 minutos para dar banho depois da chegada do passeio.

A vacinação do cavalo



Toda vacina destina-se a estimular o sistema imunológico do animal para dar a ele condições de se defender do agente causador da doença. Os microorganismos patogênicos são mortos ou atenuados tornando-se incapazes de provocar a doença propriamente dita. No entanto, eles ainda contêm os antígenos, que ao serem introduzidas no organismo estimulam a produção de anticorpos específicos, levando à imunidade contra aquele agente patogênico. A maioria das vacinas de importância em equinos aqui no Brasil são feitas contra aquelas doenças causadas por vírus, com exceção do tétano. Existe uma “vacina” contra garrotilho – na verdade uma bacteriana, pois o garrotilho não é causado por um vírus, mas por bactéria. Outra vacina muito mencionada na literatura estrangeira, mas pouco conhecida no Brasil, é aquela contra a erlichiose monocítica dos equinos, ou “febre do rio Potomac”, causada pela Erlichia risticii.


domingo, 21 de agosto de 2011

Comedouro Eletrônico Marcsystem.




Ele foi desenvolvido para maior comodidade do criador e para melhor qualidade na alimentação dos seus animais. Com o tratador automático Marcsystem você terá a certeza que seu animal está sendo alimentado na hora certa.O criador grava uma mensagem de 30 segundos e quando chegar a hora de despejar o alimento o tratador chama o animal com a mensagem gravada. O Tratador Automático MarcSystem funciona com energia bi volts de 90 a 240 volts e na bateria. No caso de falta de energia, a bateria do tratador se mantém por até 5 dias, sem necessidade de recarregar. Com 2 horas de carga a bateria retoma sua carga máxima. Você programa quantidade de ração, o horário do primeiro trato, o intervalo entre tratos e o horário do último trato. O Tratador Automático MarcSystem tem um silo com capacidade para 30 a 40 kg de ração farelada, peletizada ou extrusada (depende do tipo da ração). Não pode ser usado para alimentos com umidade. Tem um monitor digital, onde se faz toda a programação dos horários e das quantidades.

Paula Pinho. Cavalgada da Lua - Grupo Raça.



"Cavalos são capazes de despertar um sentimento único e uma paixão desenfreada. Não há segredo tão próximo como aquele entre um cavaleiro e seu cavalo. Um cavalo é a poesia em movimento; ele pode nos emprestar a liberdade e a força que não temos. Cavalos voam sem nenhuma asa, e conquistam sem nenhuma espada. Se não em cavalos, onde encontraremos nobreza sem arrogância, amizade sem inveja e beleza sem vaidade? Cavalos têm a força e a destreza que nos falta. Ver um cavalo é lindo; montar nele, é maravilhoso; sonhar com ele é paixão. Cavalos e seus olhares: seus olhos percorrem nossas almas e descobrem a fundo o que nos aflige. O olhar mais penetrante e desafiador que já conheci. Em seu olhar firme, o cavalo resplandece uma eloquência silenciosa que fala de amor, lealdade, força, e coragem. É a janela que nos revela o quanto é disposto o seu espírito, o quanto é generoso o seu coração."

sábado, 20 de agosto de 2011

São quatro os andamentos naturais dos cavalos, Passo, Trote, Cânter e Galope.

Passo

É bom saber os andamentos do cavalo, saber realmente como ele anda e reconhecer sem ter dúvidas sobre isso.O passo é o andamento natural, a quatro tempos, marcado pela progressão sucessiva de cada par lateral de pés.O trote é simétrico, a dois tempos, marcados em que um par diagonal de pernas toca o solo simultaneamente e, depois de um momento de suspensão, o cavalo salta trocando para o outro par diagonal. O cânter é três tempos, em que o cavalo avança com a mão direita quando gira para a direita e vice-versa. E por fim, o galope que é o passo mais rápido dentre os outros citados sofre variações na seqüência de acordo com a velocidade.

Cânter











Galope



          
Trote

Hipismo.



O Hipismo é um esporte bem antigo, praticado pelo cavaleiro (a) e seu cavalo. Nele consistem várias provas. Nas Olimpíadas ocorrem as seguintes: adestramento no qual o cavaleiro deve fazer uma série de movimentos em um determinado tempo, saltos onde o cavaleiro deve transpor com seu cavalo, de 12 a 15 obstáculos em uma pista que mede de 700 a 900 metros, e ele deve fazer duas vezes o percurso da prova. O vencedor será aquele que errar menos em menor tempo. Já o concurso completo de equitação reúne provas de adestramento, cross country e salto. As provas são feitas em um ou três dias. O cross country é realizado numa área que simula um ambiente natural, sendo que o cavaleiro deve passar por obstáculos naturais.Tanto o cavalo como o cavaleiro devem estar confiantes e entrosados para efetuar a figura já que havendo um pequeno erro a qualidade do movimento fica comprometida prejudicando a pontuação. Para um cavalo chegar ao olímpico requer muito treinamento, saúde e sorte.




Cuidados e sua utilização.




Os cavalos durante muito tempo tiveram um papel importante na vida das pessoas, ajudando no transporte. Eram utilizados para puxar carruagens, carroças e bondes, hoje em dia é mais fácil vermos que são utilizados apenas como diversão e para puxar carroças. Eles devem estar em bom estado, em um ambiente adequado a ele, com uma boa alimentação e bons equipamentos, principalmente, ferradura que serve para proteger o casco. Não deixe de aproveitar o lazer, porém, não devemos esquecer que os cuidados e o reconhecimento do seu valor são importantes também.A alimentação do cavalo deve ter pelo menos 50% de fibras e os cereais mais utilizados são o milho, a cevada e a aveia e são administrados moídos, floculados ou cozidos aumentando a sua digestibilidade. Há também as rações compostas que é um alimento muito completo e equilibrado fornecendo o valor de proteínas, fibras, vitaminas e minerais necessárias ao cavalo.Algo que é fundamental a presença de um médico veterinário que, preferencialmente, tenha especialização em equinos.Muitas vezes, as pessoas que lidam com os cavalos julgam-se plenas conhecedoras desses animais, sem, na verdade, conhecê-los suficientemente, e, devido a isso, cometem erros significativos, quer seja na sua alimentação, no seu uso no trabalho e esporte, ou na sua higiene.


Cavalos.